Por isso hoje vamos apenas citar alguns dos mais usados e dar uma opinião sobre eles.
• Pro Tools: Muito utilizado em grandes estúdios e por grandes artistas, é um multipistas. Esse programa é mais indicado se você for fazer gravações de vozes e instrumentos, ou talvez se for mixar muitos elementos (canais). O chato desse programa (versão LE) é que tem muitos limites com relação as placas de som, plugins e limitação de canais.
• Nuendo: O Nuendo desde a versão 2, é a minha principal ferramenta para gravação. É possível usar uma quantidade muito grande de plugins, e em nossa opinião essa é uma da grande vantagens desse software, além de não ser tão pesado podendo rodar em um PC simples. Recomendado para músicos e bandas.
• Logic: Esse é um programa bem antigo, mas continua na ativa sendo usado por muitos produtores, também é um multipistas, mas esse só roda em computadores Macintosh.
• Ableton Live: Esse é o queridinho de muitos que trabalham com música electrónica. O Ableton foi criado com a intenção de ser uma ferramenta tanto para estúdio quanto para LIVE. Ele se destaca por trabalhar muito bem com samplers, e com a linguagem MIDI que em nossa opinião é o melhor e o mais simples de todos os programas que testamos. Se você esta pensando em escolher um programa para fazer seus remixes, produções próprias e de quebra usar como um instrumento para tocar ao vivo esse é muito recomendado por ter um pouco de tudo e ser simples de usar.
• Acid Pro: Esse é muito pouco comentado, porém é muito bom para se trabalhar com samplers. A grande vantagem dele é a gama de plugins que ele aceita juntamente com a facilidade de se trabalhar em paralelo com o Sound Forge. É um programa muito leve, mesmo usando vários canais e plugins roda facilmente em computadores com uma configuração simples.
• FL Studio: Também muito conhecido por produtores de música eletrônica. Trabalha muito bem com MIDI, mas a interface dele dificulta para quem está começando. Usado por muitos e odiado por outros que reclamam da qualidade final das produções. Esses são alguns dos programas que eu aconselha se você estiver procurando um programa para fazer suas produções. Existem outros que tem as mesmas funções e características, alguns até são gratuitos, mas cabe a você escolher e pesquisar para ver se o programa realmente cumpre o que promete.
DICA:
• Escolher o que melhor se adapta a você e procurar estudar muito sobre o programa, saber as possibilidades e truques para simplificar seu trabalho e assim chegar a um resultado com maior qualidade. • Trabalhar com apenas 1 programa pode lhe trazer limitações. Muitos produtores de renome mundial trabalham com vários programas, extraindo deles apenas o que cada um tem de melhor, chegando assim a um resultado mais profissional. Isso com certeza vai dobrar o seu trabalho, mas utilizar os softwares e aprender tudo sobre eles vale a pena. • Trabalhar somente com os plugins nativos de cada programa é tirar leite de pedra. Não pense que os plugins nativos que vem junto com os programas são os melhores, o melhor é você procurar e testar muitos. Eu uso 3 programas em nossas produções; Nuendo, Acid Pro e o Ableton Live além de muitos plugins.
Para entrar em detalhes de cada um dos programas seria necessário escrever um livro sobre cada um. Por isso, se você estiver começando a usar esses programas.
No FL Studio 12 só me interessa o piano. Qual software seria melhor para criar música orquestral ou new age? Obrigado.
ResponderEliminar